Tratamento de óleo industrial: quais são as vantagens?

Qual é a importância de tratar o óleo industrial?

O tratamento de óleo industrial possibilita o aumento da vida útil de máquinas e previne prejuízos causados pela utilização de fluidos contaminados com partículas sólidas.

De acordo com especialistas do segmento, mais de 75% dos problemas que ocorrem em sistemas resultam direta ou indiretamente da contaminação de fluidos.

Nesse sentido, o tratamento de óleo industrial é muito importante por evitar:

  • baixa vida útil dos componentes;
  • perda de produção;
  • paradas abruptas;
  • necessidade de reposição frequente do fluido;
  • aumento da produção de sucata;
  • aumento dos custos com manutenção.

Vantagens do tratamento de óleo industrial

As principais vantagens do tratamento de óleo industrial são:

Economia

Em geral, os óleos e lubrificantes industriais são feitos a partir de fontes não renováveis, isto é, do petróleo. Quanto maior for a demanda pela compra de mais óleo, mais desperdício de produto haverá e, consequentemente, mais gastos elevados e desnecessários.

Sustentabilidade

Além da economia com a compra de óleo industrial, a questão ambiental é igualmente importante. A produção de derivados de petróleo pode ser altamente poluente, criando uma camada sobre rios e lagos, que impede a troca de luz e oxigênio com o ambiente e prejudica toda a vida aquática.

O tratamento de óleo visa, entre outros objetivos, minimizar esse tipo de dano ao reaproveitar um produto que já vem sendo utilizado há tempos.

Quais são os processos de tratamento do óleo industrial?

Há dois principais processos no tratamento de óleo industrial: a filtragem interna e a filtragem externa.

  • Na interna, o sistema bombeia óleo industrial através dos filtros, chegando a obter um produto quase tão puro quanto um novo;
  • Na externa, por sua vez, a filtragem utiliza bombas e filtros separadamente, de forma a aspirar, filtrar e bombear o óleo por todo o circuito. Nesse caso, a capacidade de limpeza pode ser ainda maior.

Tratamento de óleo industrial: conheça o trabalho da EFFICAX

A EFFICAX Brasil é uma empresa que realiza o tratamento de óleo industrial, além de prestar outros serviços e fornecer produtos no segmento de óleos, graxas, filtros e lubrificantes industriais, fabricando sistemas de tratamento de óleo isolante, lubrificante e óleo para turbinas, atendendo a indústrias de diversos segmentos.

A equipe de profissionais da EFFICAX não só fornece produtos e serviços mas também promove um acompanhamento de perto com serviços de consultoria, coaching, formulação e fabricação de lubrificantes, entre vários outros tipos de atendimentos.

Hoje, a empresa se orgulha de contar com tecnologia de ponta e profissionais capacitados, o que torna possível o desenvolvimento de produtos e serviços extremamente eficientes e sustentáveis, como é o caso do tratamento de óleo industrial.

É com uma longa experiência no campo do tratamento de óleo industrial que a EFFICAX se tornou uma empresa referência no mercado, sempre atenta ao atendimento prestado por sua equipe para prover serviços que realmente auxiliem o cliente.

Conte com a ajuda e os produtos da EFFICAX Brasil

A EFFICAX é uma empresa que, além de fornecer serviços de tratamento de óleo industrial, comercializa diversos produtos, como óleos e graxas industriais, em todo o território nacional.

Conheça ainda mais sobre a EFFICAX pelo site e aproveite para entrar em contato e saber como obter os serviços de tratamento de óleo industrial e produtos para indústria. Veja o amplo catálogo que atende a diversos segmentos!

Você pode se interessar

Entenda a importância da lubrificação industrial

Como é o processo de desenvolvimento dos lubrificantes industriais? Na indústria, o óleo lubrificante é feito tendo como base, em cerca de 95% dos casos, o óleo mineral derivado do...
Continue lendo

Lubrificação industrial: entenda para que serve a graxa de silicone

Muito além de saber para que serve graxa de silicone, é fundamental compreender o funcionamento e a importância desse lubrificante industrial. Primeiramente, a lubrificação industrial é muito importante para diminuir...
Continue lendo

Entenda a importância da lubrificação industrial

Ter maquinários em uma fábrica ou indústria requer a manutenção de equipamentos, o que demanda inspeção, readaptação, revisão de todos os componentes e, claro, a lubrificação. Mas, afinal, como o...
Continue lendo
×